
A divulgação das oficinas para repasse da Metodologia CANVAS nos núcleos do Instituto Federal Goiano ? IFGoiano foi realizada pela coordenação do PROPPI.
Os trabalhos foram realizados nos municípios: Rio Verde, Iporá, Ceres, Urutaí, Morrinhos
O projeto pedagógico para a realização de repasse da metodologia CANVAS teve como objetivo principal preparar o corpo docente do IFGoiano para atender as exigências dos editais da CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para tanto, os consultores da empresa Resolute Consultoria e Projetos, Alesandra Campos e Sérgio Paulo Neres, desenvolveram uma metodologia com carga horária de 4h/aula, aplicando teoria e práticas, utilizando técnicas para o aprendizado individual e em grupo, enfatizando alguns exemplos do cotidiano. Inicialmente, foi utilizado como referência para o trabalho o edital CNPq /2013, por se tratar de um edital para pleito de recursos não reembolsáveis e por não ter de forma clara o modelo de CANVAS adotado, o conteúdo programático das oficinas foi desenvolvido com foco no Project Model CANVAS, criado pelo Professor José Finocchio. Após o lançamento do edital CNPq 2014 observou-se a necessidade de adequar a oficina para um modelo com foco em negócios, assim os consultores da Resolute desenvolveram uma nova metodologia para as oficinas utilizando o Business Model Generation criado por Alexander Osterwalder.
2. CONCLUSÃO
Conforme detalhado acima, as oficinas foram realizadas nos municípios de Rio Verde, Iporá, Ceres, Urutaí e Morrinhos, e contou com a participação de 127 educadores. Acredita-se que a iniciativa do Instituto Federal Goiano em disponibilizar aos seus educadores/mestres oficinas para o repasse da metodologia Project Model CANVAS e Business Model Generation - CANVAS possibilitará a instituição uma nova visão no que se refere a prospecção de projetos e plano de negócios, além do desenvolvimento profissional interno.